Se é um amante de chocolate e nao perde a oportunidade de dar uma trinca assim que vê um, neste artigo Bolo de Chocolate e Curiosidades vamos explicar brevemente a história do chocolate. Para os mais gulosos apresentamos ainda uma deliciosa receita de bolo de chocolate!
Quem não tem paixão pelo chocolate? Uns preferem o branco, outros o negro; seja um chocolate quente ou um bolo de chocolate, ele está presente numa enorme variedade de comidas.
Causando sensações de felicidade entres as crianças, faz as delícias dos adultos também, e quase sempre faz parte das festas de aniversário em formato de bolo ou mousse.
Origem do chocolate
O chocolate é feito com a base da amêndoa torrada e fermentado do cacau, mas vamos contar resumidamente a história sobre a sua origem.
A civilização Maia foi a primeira do mundo a cultivar o cacaueiro há mais de dois mil anos e continuou a ser cultivado pelos Astecas. Por volta do século XV, quando Cristóvão Colombo chegou à América e teve o primeiro contacto com este produto não mostrou interesse no produto, apesar daquele povo o ter oferecido como sendo um produto nobre.
Foi Hernán Cortés que mais tarde no México descobriu a potencialidade da árvore e começou a incentivar o seu cultivo e a difundi-lo por toda a América. Por volta de 1524 enviou um carregamento de sementes de cacau para Carlos V e assim se tornou uma grande moda gastronómica entre a nobreza. E a partir daqui continuou a sua evolução dando origem ao chocolate.
A partir do século XIX, abriram-se novos horizontes para a indústria do chocolate e começou a chegar cada vez mais ao público consumidor em geral e deixando de ser um privilégio da nobreza.
Com a evolução de diferentes técnicas de trabalhar o chocolate, atualmente podemos encontrar o chocolate em bebidas, bolos ou até pratos salgados.
Etapas do chocolate
Transformação do cacau: colheita do fruto; fermentação para suavizar o sabor amargo e desenvolver o princípio aromático; secagem para reduzir o teor de água que contém.
Fabrico do chocolate: armazenamento e seleção das sementes do cacau; limpeza das impurezas; torragem dos grãos; descascar as sementes; moagem das sementes; separar a manteiga de cacau obtida da pasta de cacau; mistura de diferentes produtos conforme pretende o chocolate (natas, leite, cores …); mexer com máquinas próprias para fazer uma pasta uniforme e lisa; temperar ou trabalhar o chocolate até obter o brilho desejado; moldagem com o formato desejado.
Variedades
- Chocolate preto: elevada percentagem de cacau, quanto maior for mais amargo será;
- Chocolate de cobertura: elevado conteúdo de manteiga de cacau que o tornam liso e brilhante;
- Chocolate de leite: utiliza-se leite em pó ou leite condensado para substituir a pasta de cacau;
- Chocolate branco: não é considerado um chocolate por não levar pasta de cacau mas é confeccionado com manteiga de cacau, açúcar e matérias sólidas do leite, tem um sabor e aroma suaves;
- Cacau em pó: não possui açúcar e obtém-se da pasta de cacau prensada. Este difere do chocolate em pó por ser mais natural enquanto que o chocolate tem menos teor de cacau e mais açúcar.
O chocolate e o romance
O chocolate ocupa um lugar especial no domínio do amor: bombons no aniversário; bolo em forma de coração para o Dias de São Valentim; ou mesmo fondue de chocolate a dois.
A sua fama de afrodisíaco já vem dos tempos mais remotos onde se achava que quem consumia chocolate tinha algumas alterações, mas na verdade não passa de um mito. O chocolate apenas tem um forte teor energético e pode provocar algumas alterações se consumido em excesso. No entanto, é verdade que algumas substâncias contidas no chocolate são as mesmas que o cérebro de uma pessoa apaixonada produz.
Com esta breve história sobre o chocolate, esperamos ter aguçado o interesse sobre o mesmo para que possa desfrutar da nossa sugestão de um bolo fantástico, super fácil, húmido e fofo. Chamamos a atenção dos mais gulosos pois corre o risco de ser devorado rapidamente, provocando desejos de fazer mais.
Se tem aquela festa de aniversário e não sabe muito bem o que preparar, eis a nossa sugestão que vai ser comer e chorar por mais.
Bolo de chocolate fofo e húmido
Ingredientes
4 ovos
220ml de óleo
240ml de água
100g de chocolate em pó
400g de açúcar
240g farinha de trigo
1c. chá fermento
- Bata bem os ingredientes líquidos na batedeira.
- Depois de peneirar a farinha, junte ao preparado anterior e mexa tudo até obter uma
- Mistura homogénea.
- Barre uma forma de tamanho 24” com manteiga e farinha.
- Leve ao forno a 180* durante 30 minutos ou até o palito sair seco.
- Retire do forno e deixe arrefecer um pouco. Desenforme.
- Pode cortar depois para colocar o recheio de chocolate
Cobertura & recheio
1 Lata de leite condensado
1c. sopa de manteiga
4c. sopa bem cheias de chocolate em pó
½ pacote de natas
- Coloque os ingredientes numa panela menos as natas. Mexa até engrossar.
- Retire do lume e acrescente as natas. Misture bem. Deixe arrefecer um pouco e coloque entre o bolo fatiado e deite sobre o bolo.
Conclusão
O chocolate é um aliado da dieta desde que seja comido de maneira saudável. O exagero pode levar a várias doenças, pelo que não deve exceder o consumo diário de 50g aliado a uma dieta saudável e exercício físico.
Dê preferência ao chocolate com maior percentagem de cacau.
Coma com moderação e esperemos que gostem da nossa sugestão!
o chocolate pode ser benéfico para a nossa saúde